PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

sábado, 3 de agosto de 2013

Pastorais da Paróquia de Santo Antonio Piancó PB

     APOSTOLADO DA ORAÇÃO


O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:  participação vital no Mistério Eucarístico, culto e espiritualidade do Coração de Jesus, preocupação de sentir com a Igreja, assídua oração apostólica, e amor e devoção a Nossa Senhora.
Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas), na França, e espalhou-se pelo mundo inteiro. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias.
Coordenadora em Piancó: 
Dadá Lopes


PASTORAL DA COMUNICAÇÃO


PASCOM é a pastoral das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento de uso de recursos e instrumentos da comunicação na paróquia. É a pastoral do ser, do estar em comunhão, do fazer comunidade. É a pastoral  que integra todas as demais pastorais.
 A PASCOM tem por objetivo evangelizar através da comunicação, tornando presentes os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social, bem como manter os fiéis informados a respeito de tudo o que acontece na Paróquia, através dos meios de comunicação.
 Obs.: A Pascom foi reestruturada na Paróquia de Santo Antonio em Piancó pelo Padre Francisco das Chagas Silva, em junho de 2011.
 MEMBROS ATUAIS: Preta (Coordenadora), Esmaildo, Júnior, Nanana, Damião, Lucineide, Mateus e Luciano, Allan.

PASTORAL CARCERÁRIA


 É uma Pastoral integrante das Pastorais Sociais da Igreja Católica,  existe em muitas paróquias e desenvolve os trabalhos que a presença de Cristo vem a exigir, bem como incentiva e desperta outros setores da comunidade de fé e da sociedade civil para o encaminhamento adequado da questão prisional.
A sua ação visa tornar presente hoje a prática de Jesus junto aos excluídos, pautada como está pelos valores evangélicos de fraternidade, defesa e promoção da vida de todos, misericórdia, solidariedade, justiça e a construção do reino.

MISSÃO: Levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas privadas de liberdade e zelar para que os direitos humanos e dignidade humana sejam garantidos no sistema prisional.

 OBJETIVOS GERAIS: Garantir o direito da população carcerária à assistência religiosa. * Acompanhar os presos em todas as circunstâncias e atender emergencialmente suas necessidades pessoais e familiares. * Priorizar a defesa intransigente da vida, bem como a integridade física moral dos presos; * Intermediar as relações entre os presos e familiares; * Monitorar sistematicamente as condições de vida dos presos.
 Coordenadora: Zefinha de Doutor 


PASTORAL DO DÍZIMO


A Pastoral do Dízimo tem por objetivo despertar a consciência da responsabilidade de cada fiel pela sua comunidade e pela paróquia, como sinal de sua doação e serviço a Deus e a Igreja, estimulando a substituição do inconveniente sistema de manutenção da Igreja através de taxas, por um sistema inspirado na Palavra de Deus – O SISTEMA DO DÍZIMO.
Objetivo: A Pastoral busca consolidar o dízimo como fonte de recursos, para que a paróquia possa exercer o seu trabalho nas dimensões religiosa, social e missionária.

Coordenadora: Ritinha


PASTORAL DO IDOSO
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.
 Esta  Pastoral  foi  criada  em  1993,  durante  um  encontro  casual,  que durou várias horas, entre a Drª Zilda Arns e o geriatra João Batista Lima Filho, no aeroporto de Londrina-PR,  devido à espera necessária por causa do mau tempo, resultando na idéia de um trabalho conjunto em favor das pessoas idosas.
Na Paróquia de Santo Antonio em Piancó, a Pastoral da Pessoa Idosa foi implantada pelo Pe. Francisco das Chagas, em 2011.

Coordenadora: Beatriz (Bia)

Obs.: Seja voluntário desta Pastoral para que o trabalho em favor dos nossos idosos seja mais eficaz. Seja um JESUS MISERICORDIOSO para aqueles que precisam tanto de carinho, de atenção, de ajuda e acima de tudo da presença do Deus vivo nas suas vidas.  PROCURE A COORDENADORA (BIA DE LAGOA) OU LIGUE PARA A SECRETARIA PAROQUIAL (Fone: 34522268). COLOQUE-SE  A DISPOSIÇÃO DESSE TRABALHO TÃO NECESSÁRIO, OU PROCURE A PASCOM  PELO FONE: 91225144.



A Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor é uma ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil que se orienta pelas Diretrizes Gerais da CNBB, assumindo posturas de comprometimento com os mais pobres e oprimidos, sempre na ótica da inclusão e dos direitos humanos. É uma Pastoral com mística e identidade próprias, na promoção e defesa da criança e do adolescente em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais. 
 Coordenador: José Aparecido

Obs.: Visite a Sede das Pastorais Sociais em Piancó (na antiga residência das Irmãs Lourdinas), e conheça de perto o trabalho. Cristo te convida! Coloque-se a disposição desta Pastoral e ajude a tantas crianças que precisam ser transformadas. 



Pastoral da Família
A Pastoral da Família, ou Pastoral Familiar, é uma ação organizada e planejada que se realiza na Igreja Católica por meio de agentes específicos, capazes de oferecer os instrumentos necessários para a formação da família, fornecer orientações para a vivência familiar, levar a todos a Boa Nova do Sacramento do Matrimônio para transformar a sociedade pela obra de evangelização cristã, visando defender e promover a vida e o amor como valores essenciais da dignidade humana.

Coordenadores: Diá e Fafá

Obs.: Se você estiver passando por uma crise difícil no seu casamento, na sua família, procure os membros da Pastoral Familiar, eles com certeza irão te ajudar a vencer  estas dificuldades, iluminados pela Palavra de Deus.